
O maior desgaste de uma relação não são os filhos, nem a falta de sexo, nem mesmo a famosa “falta de comunicação”. Tudo se resume a um problema: falta de tempo. Por isso, aqui tens os segredos das melhores relações, para te inspirares.
A faixa etária dos 40-45 anos é a que regista a maior percentagem de divórcios em França. Para evitar juntar-se a eles, o melhor a fazer a partir dos 40 anos, se não antes, é criar rituais diários ou semanais (independentemente dos filhos e de outras distracções) para garantir que tu e o teu parceiro passam tempo juntos. Descobre os segredos das melhores relações para te ajudar a melhorar a tua.
Planeia o teu tempo em conjunto
Vê o exemplo de Nicolas, que estava à beira do divórcio. Demasiado ocupado a criar a sua própria empresa de engenharia, tinha negligenciado completamente a sua mulher Ana. Seguindo o exemplo de alguém que arranjou tempo para a sua mulher, Nicolas reservou uma ama todas as quartas-feiras à noite durante um ano inteiro. “Salvou literalmente o meu casamento”, diz ele. Dez anos depois, sem filhos em casa, ele e Anne continuam a ter noites de quarta-feira.
Aqui tens mais formas de passarem tempo juntos.
1 – Andarde bicicleta juntos
Os casais que praticam um desporto em conjunto reduzem o stress e sentem-se mais próximos na sua relação. Quanto mais emocionante for, melhor: “A adrenalina será canalizada para a tua relação”
2 – Viaja no tempo
Pega no álbum de fotografias ou nos filmes caseiros… aqueles de quando eram mais jovens, mais tocantes e mais atraentes.
3 – Estimula o teu intelecto
O teu cérebro precisa de ser estimulado. Experimenta fazer jardinagem, frequentar um curso, ir a uma conferência ou tocar um instrumento musical juntos. Partilhar o teu entusiasmo aumentará a vossa ligação.
Resolve problemas
Antes de pedir o divórcio, olha para os outros casais. Dois terços dos casais infelizes que continuaram casados eram felizes cinco anos mais tarde. Tinham resolvido alguns dos problemas mais difíceis que um casal pode enfrentar, incluindo o alcoolismo, a infidelidade, dificuldades financeiras extremas e doenças graves. A sua estratégia? Uma mistura de empenho obstinado, vontade de trabalhar em conjunto para resolver os problemas e uma saudável redução das expectativas. O benefício adicional? Evitaram o stress financeiro e emocional do divórcio, que pode ser significativo quer tenhas filhos ou não.
Se queres dar uma segunda oportunidade ao teu casamento, começa por identificar as causas da tua infelicidade. Há algum problema sério, como infidelidade ou alcoolismo? Aborrecimento ou distância emocional? Ou stress externo: um emprego, as necessidades dos filhos ou pressões financeiras? Depois, utiliza uma destas ferramentas para te curares.
1 – Sê paciente
Com o tempo, as situações de trabalho melhoram, os filhos crescem e tornam-se menos exigentes, e podes desenvolver novas perspectivas.
2 – Trabalha no teu casamento
Consulta um conselheiro matrimonial, aconselha-te com amigos e livros e dedica algum tempo a divertirem-se juntos.
3 – Faz perguntas abertas
“Porque estás chateado? Estou 10 minutos atrasado” Desta forma, a outra pessoa diz o que tem a dizer ou acalma-se.
4 – Encorajamento subtil
Ouve e diz “OK” e “sim” enquanto a pessoa está a falar. É o que a outra pessoa diz que tu ouves. Isto torna a pessoa mais compreensiva em relação à tua posição. Quando a sua raiva tiver passado, podes abordar o verdadeiro problema com calma. Um dos segredos das melhores relações…
5 – Concentra-te na tua própria felicidade
Sê social (junta-te a um clube de leitura, a um coro ou a uma liga de ténis, ou faz voluntariado no banco alimentar local), ou segue a tua felicidade pessoal (tem aulas de piano, aprende bricolage, o que for!). Os teus problemas conjugais podem não desaparecer, mas ter uma fonte de alegria pessoal permite-te construir uma vida feliz, aconteça o que acontecer.
Recria o romance
O atalho para a devoção de uma mulher: surpresas. Dá-lhe um gesto extravagante que a mime. O segredo é fazeres algo que exija reflexão e esforço e que seja perfeito para ela. Se ela pensar que estás apenas a tentar levá-la para a cama, o teu plano vai sair pela culatra. Aqui estão algumas surpresas sensuais que a farão sentir-se como uma rainha no teu mundo.
1 – ” Vem e relaxa”
Acende algumas velas e enche uma banheira com água quente mesmo antes de ela chegar a casa. Realça o banho com óleos perfumados, pepino ou banana e baunilha. Acompanhá-la até à banheira e ajudá-la a despir-se pode ser suficiente para despertar pensamentos de um banho maroto.
2 – Um jantar romântico no quarto
Oferece-lhe um piquenique no quarto em vez de uma manta no chão ou na cama. Abre uma garrafa de vinho (o branco ou champanhe é menos suscetível de manchar do que o tinto) e oferece aperitivos como sushi, dim sum ou simplesmente pizza caseira.
3 – Preparaa cama
Presta atenção às cores do quarto e escolhe um novo conjunto de lençóis com uma contagem de fios de pelo menos 300 em algodão turco ou egípcio. Depois, faz a cama com eles. Espera pelo resultado.
4 – Vestea roupa
Antes da próxima festa, faz uma pequena inversão de papéis e tira a roupa com que gostarias de a ver mais tarde. Diz-lhe que te lembras de como ela estava bonita da última vez que levou esta camisa a um concerto (vestido / blusa / … ) (pontos extra se te lembrares bem). Isto mostra que prestas atenção ao seu aspeto e que reparas quando ela está particularmente sexy. A maioria dos homens não tem jeito para isto, por isso, vais ter uma vantagem sobre os outros.
Agora já conheces os segredos das melhores relações. Agora tudo o que tens de fazer é pô-los em prática. Estás pronto?